O Jardim

COMO SURGIU O JARDIM

Em meados do ano 2001 surgiu um movimento de pais na região da Pampulha em BH interessados em oferecer a Pedagogia Waldorf como caminho de formação para seus filhos. Aliados a um corpo docente capaz de empreender a jornada junto a estas famílias nasceu uma escola: Vitória Regia Jardim Waldorf.

As crianças se maravilhavam ao ter a oportunidade de se lambuzar de terra, colher frutas aos pés das árvores e fazer de suas camisas cestas improvisadas, atividades orgânicas e rotineiras antigamente, mas raras na época atual.

O Jardim iniciou cercado por goiabeiras, bananeiras, limoeiros, numa casinha pequenina porém confortável e aconchegante ao pequeno grupo de 5 alunos. Este local foi cedido por amigos do Vitória Régia que haviam sido pais da primeira turma da Pólen (Jardim Waldorf mais antigo de nossa cidade), e assim conheciam bem o momento.

Aos poucos a missão da escola foi se tornando mais clara, sendo local de palestras sobre a Antroposofia e fazendo um processo biográfico.

Os pais, apesar do número reduzido, sempre foram parte integrante da escola, promovendo os bazares recheados de suas produções, festas Juninas, festas da Primavera e em 2003 o primeiro teatro da menina da lanterna.

Como bênçãos, os apoios sempre surgiram: apoio contábil, pedagógico, publicitário, financeiro dentre uma infinidade de formas de ajuda, sendo sempre o mais importante o amor, carinho e energia direcionadas para o crescimento do Jardim.

Após completar 7 anos, o Vitória Régia Jardim Waldorf se tornou firme em sua missão de cooperar para o desenvolvimento das potencialidades humanas ainda em devir. Cuidando e cultivando no processo pedagógico do que se tornará mais tarde os valores fundamentais para as caminhadas destas pequenas crianças.

Em 2009 o Jardim é acolhido em um novo ambiente, mas após esta quarta mudança o momento da Vitória Régia, a Estrela das Águas, se torna o de cintilar fixamente no céu para que seja um farol que se posiciona como referência a todos interessados em realizar esta jornada.
Atualmente o Jardim se encontra em obras possibilitando que mais crianças sejam educadas dentro da proposta Antroposófica na região da Pampulha.




PROPOSTA PEDAGÓGICA - FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA WALDORF

A pedagogia Waldorf  na qual o Vitória Régia Jardim Waldorf está baseada, fundamenta  a educação do primeiro setênio, fase que compreende os 7 primeiros anos da criança, no desenvolvimento da organização física do corpo.

A educação visa proporcionar um corpo são para uma mente sã posteriormente. Um dos fatores mais importantes para o desenvolvimentos da organização do corpo físico é o meio ambiente de onde vêm os estímulos para a formação dos órgãos sensoriais e o ambiente anímico- psicológico que influenciará  a formação dos órgãos internos.

Até aproximadamente os 3 anos  de idade, o cérebro e todo o centro nervoso estão em franco desenvolvimento, cheio de vitalidade, sendo moldado conforme os estímulos vindos do ambiente e pelas experiências corporais que fazem uso da motricidade.  As experiências vividas inicialmente em nível corpóreo ficarão gravadas no cérebro e poderão ser usadas posteriormente  como base para o pensar.

A criança que pôde desenvolver corretamente sua habilidade corporal natural tem uma boa pré-disposição para um pensar  dinâmico e ativo posteriormente.

Leitura sugerida:

- Criança brincando. Quem a educa?
Luiza Lameirao. Ed. Joao de Barro.

- Andar, Falar, Pensar - A Atividade Lúdica
Rudolf Steiner, Ed. Antroposófica